quarta-feira, maio 23, 2007

Boa Causa apoiar os charreteiro sangue bom

Charretes de Petrópolis terão selo de qualidade. A ONG AnimaVida, afiliada da Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA – World Society for the Protection of Animals) lançou na última segunda-feira o projeto Charreteiro Sangue Bom, que visa melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pelos charreteiros que fazem ponto em frente ao Museu Imperial.

O projeto, que irá durar um ano e meio e está dividido em 3 etapas, sendo que a primeira delas visa a capacitação dos charreteiros e tem 2 módulos:
Capacitação no manejo com os cavalos
Capacitação pessoal e profissional

A WSPA está fornecendo os recursos para esse primeiro módulo, enviando profissionais especializados, médicos veterinários que vão dar informações aos charreteiros sobre bem-estar animal, casqueamento e ferrageamento, alimentação, abrigo, dentição e treinamento com profissionais da área de educação para ensinar a eles tópicos de Língua Portuguesa, Matemática, boas maneiras, cidadania, legislação aplicada à atividade e aos animais e cooperativismo, entre outros. Os cavalos serão avaliados periodicamente por médico veterinário contratado pelo projeto.

Os Charreteiros Sangue Bom precisam divulgar esta qualificação junto aos turistas para que eles dêem preferência para as charretes que tenham o selo de qualidade. O projeto conta com o apoio institucional do Museu Imperial de Petrópolis, do Petrópolis Convention & Visitors Bureau e do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, mas, poderia também contar com a sua iniciativa.

ONG Animavida: animavida@globo.com

quarta-feira, maio 02, 2007

Marketing animal é uma Boa Causa para os animais, os visitantes e o meio ambiente.


Demorou!!! Onde estão as marcas antenadas com o meio ambiente? O Zoológico de São Paulo é o 10º no mundo a obter a certificação e o único na América Latina. A certificação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da Fundação Parque Zoológico de São Paulo pela ISO 14001, obtida por apenas dez instituições do gênero em todo o mundo, sendo a única na América Latina. As ações implementadas abrangem também o Zôo Safári e a fazenda de produção de alimentos, em Araçoiaba da Serra. e têm a finalidade de recuperar, preservar e promover a harmonia entre os animais, os visitantes e o meio ambiente.

Além das ações na área de pesquisa, especialmente para o manejo adequado dos animais, o sistema de gestão inclui atividades como a destinação adequada de restos de alimentos e dejetos animais, utilizados na produção de 600 toneladas anuais de composto orgânico; a implantação da coleta seletiva, que resulta no reaproveitamento de 100 toneladas anuais de materiais recicláveis; e o reaproveitamento de cinco mil litros anuais de óleo de fritura. (é de dar inveja a muitas empresas ditas ecologicamente corretas)

Oportunidades:
a)
A ação oferece o bem-estar dos animais e ajuda a educar as crianças que visitam o Zôo, conscientizando-as para a necessidade de preservar a natureza.

b) Casa da Água, uma nova atração para as cerca de 10 mil pessoas que visitam o Zoológico todos os dias – número que chega a até 25 mil nos finais de semana e feriados. Casa da Água têm a ver com a preservação dos recursos hídricos e já em fase de testes, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Fonte: http://www.americamagica.com.br